Módulo 1 – Gestão Organizacional

Dias da semana:
Sexta-feira das 19h às 22h40
Sábado 8h às 17h

Carga Horária Total da Disciplina: 52h

Detalhamento

GESTÃO E ORGANIZAÇÃO
Objetivo: desenvolver as competências de projeto, construção e operação de sistemas administrativos em organizações, baseadas na formação histórica do pensamento administrativo de forma a explicitar seus pressupostos contextuais e suas potencialidades e limites de aplicação.

Programa resumido:
• FUNDAMENTOS DE ADMINISTRAÇÃO.
• TEORIAS MODERNAS DA ADMINISTRAÇÃO.
• TEORIAS CONTEMPORÂNEAS DA ADMINISTRAÇÃO.
• MUDANÇAS NA ADMINISTRAÇÃO E CRÍTICAS.

Programa detalhado:

• MÓDULO 1: FUNDAMENTOS DE ADMINISTRAÇÃO.
DEFINIÇÃO DE ADMINISTRAÇÃO. Realizar coisas com e através de pessoas. Administração e Organização. O conceito de organização. FUNÇÕES DO
ADMINISTRADOR. Abordagem do Processo. Abordagem dos Papéis. Outras contribuições. Crítica à visão instrumental. ORGANIZAÇÃO TRADICIONAL.
Ordem social. Dominação e autoridade. Legitimação. Ofício. Artesanato. ORGANIZAÇÃO BUROCRÁTICA. Impessoalidade. Formalismo. Administradores
profissionais. Deveres de administrador governados pelas regras.

• MÓDULO 2: TEORIAS MODERNAS DA ADMINISTRAÇÃO.
MOVIMENTO DA RACIONALIZAÇÃO DO TRABALHO. Escola Científica. Escola Clássica. Escola da Psicologia Industrial. MOVIMENTO DAS RELAÇÕES
HUMANAS. Escola DAS Relações Humanas. Escola Heterodoxa. Escolas Racionalistas. MOVIMENTO DOS SISTEMAS. Escola Institucional. Escola do
Comportamento Humano. Escola Neoclássica. Escola da Engenharia Industrial. MOVIMENTO DA CONTINGÊNCIA. Escola da Contingência. Escola do
Comportamento Organizacional. Escola do Planejamento Estratégico. Escola da Administração da Produção.

• MÓDULO 3: TEORIAS CONTEMPORÂNEAS DA ADMINISTRAÇÃO.
ORGANIZAÇÃO PÓSMODERNA.
Superação ou modernização da burocracia? Base de legitimidade. Estrutura flexível. MOVIMENTO DA QUALIDADE.
Histórico. A filosofia da gestão total da qualidade. Participação ampla. O cliente entra em cena.. MOVIMENTO DA REENGENHARIA. Histórico.
Reestruturação geopolítica, dos estados e dos mercados. Reestruturação das corporações. Corte nas estruturas. Processo de negócio. MOVIMENTO DO
CONHECIMENTO. Síntese processo e comportamento. Gestão do conhecimento. Formalização do conhecimento. Conhecimento além dos sistemas de
informação.

• MÓDULO 4: MUDANÇAS E CRÍTICAS À TEORIA ADMINISTRATIVA.
DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL: Modelo de sistemas; componentes estruturais e de processo; componentes humanos e sociais; interações dos
componentes; forças ambientais e situacionais. O papel do administrador diante do modelo organizacional de diagnóstico. TEORIAS INTERORGANIZACIONAIS.
Ambiente organizacional. Teoria da Contingência. Teoria Institucional. Teoria da Dependência de Recursos. Teoria da Rede de
Colaboração. CRÍTICA. Racionalidade instrumental e substantivada na ação do administrador. Economicismo e humanismo em Administração. Teoria
Crítica nos estudos Organizacionais.

Método de Ensino-Aprendizagem:
Desenvolver competências (conteúdo, habilidades e atitudes) baseadas na metodologia de ensino-aprendizagem PBL (ProblemBased Learning ou Aprendizagem Baseada em Problemas). A adoção do PBL é justificada por seus idealizadores como uma resposta à percepção dos professores de que os alunos estavam saindo do curso com muitos conceitos, mas pouca capacidade de utilizá-los e integrá-los à prática cotidiana. A característica mais importante no PBL é o fato de uma situação/problema sempre preceder a apresentação dos conceitos necessários para sua solução. Em decorrência, os alunos são obrigados a diagnosticar, pesquisar, interagir e debater a fim de propor uma solução. Ao final de cada tema, o professor faz o fechamento, ligando as várias soluções com os conceitos e teorias.

Avaliação – Método e critério:
A disciplina está estruturada em quatro blocos de conteúdo. Seguindo as orientações:
o Desafio acadêmico diagnóstico
e solução de 8 problemas em sala de aula;
o Diagnóstico e solução de problema empresarial real (fora de sala de aula);
o Média final = 60% desafio acadêmico + 40% empresarial real

Bibliografia (principal):
• WREN, Daniel A. Ideias de administração: o pensamento clássico. São Paulo: Ática, 2008.
• WREN, Daniel A. Ideias de administração: o pensamento moderno. São Paulo: Ática, 2008.
• CHIAVENATO, I. Introdução à teoria geral da administração. Rio de Janeiro: Campus, 2004.

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